ATENÇÃO: as inscrições online para o Simpósio e o Workshop estão encerradas. Serão reabertas nos dias dos eventos para inscrições pessoalmente.



O Laboratório de Arqueologia Romana Provincial tem o prazer de anunciar seu primeiro Simpósio: REPRESENTAÇÕES DA ROMANIZAÇÃO NO MUNDO PROVINCIAL ROMANO. O evento será o momento de o LARP apresentar à comunidade científica o resultado de suas pesquisas e o desenvolvimento de seus projetos associando tecnologias como o SIG e a Realidade Virtual.


A Iniciativa de um Simpósio sobre o Império Romano no Brasil voltado exclusivamente para os estudos arqueológicos e de áreas afins tem por objetivo suprir uma carência nacional, permitir o diálogo entre os especialistas e formar uma erudição sobre o tema. Ficamos muito honrados com a participação de grandes especialistas brasileiros, a saber: Carlos Augusto Machado (FFLCH-USP), Fábio Faversani (UFOP), Gilvan Ventura (UFES/Leir/CNPq), Marcia Severina Vasques (UFRN), Maria Isabel D'Agostino Fleming (MAE-USP), Norberto Luiz Guarinello (FFLCH-USP), Norma Musco Mendes (LHIA/ Instituto de História/UFRJ), Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP), Regina Maria da Cunha Bustamante (LHIA/ Instituto de História/UFRJ), Renata Senna Garraffoni (Dehis/UFPR), Renato Pinto (UFPE), Silvana Trombetta (pesquisadora associada ao LARP), Vagner Carvalheiro Porto (MAE-USP).


Igualmente importante é a presença dos alunos de pós-graduação, que foram convidados a expor suas pesquisas e assim contribuírem para o Simpósio com novas reflexões: Airan dos Santos Borges (PPGHC- UFRJ), Alessandro Mortaio Gregori (MAE-USP), Alex da Silva Martire (MAE-USP), Alex dos Santos Almeida (MAE-USP), Bruno dos Santos Silva (FFLCH-USP), Carlos Eduardo da Costa Campo (NEA/CEHAM/UERJ), Elaine Cristina Carvalho da Silva (MAE-USP), Fábio Augusto Morales (FFLCH-USP), Irmina Doneux Santos (MAE-USP), Ivana Lopes Teixeira (FFLCH-USP), Joana Campos Clímaco (FFLCH – USP), Marcio Teixeira Bastos (MAE-USP), Tatiana Bina (MAE-USP), Uiran Gebara da Silva (FFLCH-USP).


Associados ao Simpósio teremos cursos e um workshop que deverão propiciar um maior contato dos interessados com os palestrantes internacionais, destacando a importância do Prof. Dr. Maurizio Forte (Duke University), um dos maiores especialistas no mundo no uso de recursos 3D e arqueologia (Cyber-Archaeology); do Prof. Dr. Carlos Jorge Gonçalves Fabião Soares (Universidade de Lisboa), um dos nomes mais prestigiados da Arqueologia da Lusitânia Romana; e da Prof. Dra Helena Paula Abreu de Carvalho (Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho), especialista na área de Arqueologia da Paisagem e do Povoamento no Noroeste Peninsular.


Comissão Organizadora


Data: 27, 28 e 29 de Novembro de 2013

Horário: 9h às 18h

Local: Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo)

Programação: 13 palestras, 14 apresentações de pós-graduandos, 3 conferências.
Programação Completa


Atividades atreladas:

21, 22 e 25 de Novembro
Curso do Prof. Dr. Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião (Universidade de Lisboa): Criando a rede de centros urbanos na Lusitania.
Programação
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia (Universidade de São Paulo)
Inscrições: clique aqui


26 de Novembro
Workshop Ciberarqueologia: uso de tecnologias para a reconstrução-simulação interativa arqueológica, com o Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo (Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas /Escola Politécnica-USP): Pesquisa e Desenvolvimento em Realidade Virtual da USP, e o Prof. Dr. Maurizio Forte (Duke University): Envisioning 3D Archaeological Excavation: the case of Çatalhöyük.
Promoção Museu de Arqueologia e Etnologia (Universidade de São Paulo) e Escola Politécnica (Universidade de São Paulo)
Programação

Local: Auditório "Prof. Francisco Romeu Landi" - Prédio da Administração da Escola Politécnica (Universidade de São Paulo)
Como chegar: clique aqui
Inscrição gratuita: Inscrições online encerradas. Será possível se inscrever pessoalmente no dia do evento

2, 3, 4 e 5 de Dezembro
Curso da Prof. Dra. Helena Paula Abreu de Carvalho (Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho): Romanização e dinâmicas da paisagem.
Programação

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia (Universidade de São Paulo)
Inscrições: clique aqui


Inscrições para ouvintes (I Simpósio do LARP):
A participação no Simpósio é aberta a todos e gratuita, e poderá ser realizada pessoalmente no dia do evento.

Caso o participante deseje obter Certificado, Caderno de Resumos e ter acesso ao coffee break durante os três dias do evento, além da inscrição, deve efetuar o pagamento de R$ 30,00 (trinta reais).