Livros didáticos ensinam história antiga de forma desatualizada, dizem professores da USP

“Atualmente, no Brasil, os livros didáticos reproduzem certos conceitos sobre a Antiguidade que começaram a ser elaborados no século 19, foram consagrados pela historiografia tradicional e são ensinados até hoje nas escolas de forma acrítica.

Um desses conceitos se refere à forte ênfase dada às cidades de Atenas e Esparta, que desconsidera a existência, na mesma época, de cerca de 1.200 póleis – como os gregos denominavam suas comunidades mais complexas – em torno do Mediterrâneo, uma imensa riqueza cultural ignorada no ensino fundamental e médio brasileiro.

É o que afirmam dois professores do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, Maria Cristina Kormikiari e Vagner Porto. Segundo eles, as editoras de livros didáticos poderiam dialogar mais com as universidades e, com isso, difundir conhecimentos mais de acordo com os resultados das pesquisas acadêmicas atuais. Esse tipo de informação sobre o mundo antigo, mais diversificada e balizada, acaba não sendo solicitada nos exames vestibulares, lamentam os docentes.”

Reportagem completa: http://jornal.usp.br/cultura/livros-didaticos-ensinam-historia-antiga-de-forma-desatualizada-dizem-professores-da-usp/